MOB - A festA da música e dos músicos de oliveira do bairro

MOB é o festival da música e dos músicos de Oliveira do Bairro. Os músicos e os grupos de música que integram o MOB são transversais a todas as áreas da música, do popular ao erudito, passando, também, pelo jazz.

Vários tipos de agrupamentos musicais coexistem no concelho de Oliveira do Bairro, como bandas filarmónicas, grupos corais, ranchos e grupos de cantares. Também de Oliveira do Bairro são naturais músicos profissionais, alguns a morar fora do concelho há algum tempo.

Cada grupo / músico é desafiado a interagir com colegas de outras áreas do espectro musical. Os músicos jovens juntam-se aos consagrados, criando-se, assim, uma dinâmica de festival que se estende para além dos dias do mesmo.

                                                                                                 

MOB 2018

A 5ª edição do MOB - Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, sob o mote "MOB com Vida", trouxe novos músicos e grupos ao Quartel das Artes.
Os grupos de cantares e folclore, coros, bandas filarmónicas, escolas e solistas convidam intérpretes e grupos de referência para integrar o seu espetáculo neste MOB. 10 espetáculos, 1 seminário, 4 grupos de folclore, 4 grupos corais, 5 grupos de cantares, 2 bandas filarmónicas, 1 escola de música e mais de 60 solistas, são estes os números de um festival que já é uma referência da região.

cartaz_MOB2018.jpg

MOB 2017

A 4.ª edição do MOB teve como tema a Liberdade e ao longo de cinco dias (21-25 abril), num total de 13 espetáculos, com uma conversa sobre música no concelho de Oliveira do Bairro. No dia 21 de abril, o MOB apresentou o espetáculo "Este Baile Entre a Paisagem", em que os artistas foram elementos da comunidade. No dia 22 de abril tivemos "Conversas ao Café", com André Granjo, António Dias Cardoso e Vítor Pinto; o concerto da Banda Filarmónica da Mamarrosa, a performance de Monkey Mike; o espetáculo "Reinventar Abril" - Música Popular, Folclore e Humor; a noite terminou com Fados cantados por Mónica Jesus e José Guerreiro. No dia 23 de abril teve lugar a performance da Classe de Ballet do Conservatório Artes e Comunicação - FUOB; finalizar o dia, o concerto da União Filarmónica do Troviscal "ex libertati" com os grupos corais do Concelho; concerto SaxoBox. No dia 24 de abril foi a vez de homenagear Zeca Afonso com o concerto "Zeca Sempre" composto por uma Big Band de músicos profissionais do concelho e 5 vozes amadoras; seguiu-se o concerto de AGranel. No último dia de MOB subiu ao palco do auditório do Quartel das Artes o espetáculo "Canta-me Como Foi o 25 de Abril" pela Escola de Artes da Bairrada.

 

ROTEIRO MOB  | MOB REGRESSA AOS RECREIOS

MOB 2016

A 3.ª edição do MOB decorreu entre 8 e 10 de abril. Ao longo dos 3 dias do festival, foram apresentados 13 espetáculos inéditos, contando com a participação de 650 músicos, ao longo de mais de 1000 minutos, sob o mote - JUNTOS PELA MÚSICA! Folclore, Música Popular Portuguesa, Música Contemporânea, Ensembles, Bandas Filarmónicas, Orquestras, Coros, Música Pop, DJ´s e Cantautores fizeram o MOB 2016. Na semana que antecedeu o festival, o MOB foi aos recreios das escolas do ensino básico e secundário do concelho de Oliveira do Bairro. O MOB personificou-se e a música chegou mais viva e mais dinâmica aos estudantes do concelho.

PROGRAMAÇÃO

 

MOB VAI AOS RECREIOS 2016

VIDEOS REPORT 2016

MOB 2015

Em 2015 realizou-se a segunda edição do MOB, 17 a 19 de abril com a produção da Cais do Som e da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

MOB 2014

O primeiro MOB decorreu em abril de 2014:  Durante 3 dias passaram pelo Quartel das Artes, espaço cultural de excelência do concelho, 650 músicos, 35 concertos, 20 horas de música e... 3000 pessoas. MOB foi um sucesso, noticiado nos mais variados órgãos de comunicação social. O vídeo e fotografias anexas mostram um pouco do que foi o MOB. Nesta primeira edição foi produzido por Arte das Musas, segundo um conceito original de Tiago Matias e Filipe Faria. 

 

IMPRENSA