Dia do Ritmo 2021

PROJETO NÚMERO 170568

Apoio No âmbito do sistema de incentivos

Designação do projeto: Dia do Ritmo 2021

Investimento total: 34 850,00 EUR

Apoio financeiro: 31 365,00 EUR

Localização do projeto: Aveiro

Início do projeto: 2021-05-17

Fim do projeto: 2021-10-10

SINOPSE

O Dia do Ritmo é um evento realizado anualmente em Aveiro e que procura realizar, no mesmo espaço, Workshops, Exposições, Masterclasses e Concertos, tendo como peça central a Bateria e a Percussão. É a Maior Concentração de Bateristas da Península Ibérica, tendo conseguido entrar em 2014 e 2015 para o Guinness World Records com o Maior Crescendo de Baterias do Mundo. Os participantes terão acesso a um diverso conjunto de atividades formativas e performativas, ao mesmo tempo que se estimula a interação entre bateristas amadores e profissionais de reconhecido mérito. A divulgação de instrumentos construídos de forma artesanal em Portugal com a presença de stands físicos no local é feita junto dos participantes e visitantes, com a possibilidade de ficar a conhecer melhor os diversos processos de construção e a história relativamente a cada um desses instrumentos. A vertente pedagógica assume um especial destaque, podendo os participantes aceder a Masterclasses exclusivas com fornecimento de material pedagógico e podendo participa em performances de grupo orientadas por alguns dos melhores bateristas do mundo. Nas edições anteriores, o evento contou, entre outros, com a presença de Dom Famularo (USA), Hugo Danin (PT), Vicky Marques (PT), Claus Hessler (GER), André Silva (PT), Michael Lauren (USA), Pete Lockett (UK), Pedro Pardal (PT), David Jerónimo (PT), Francisco Lima (PT), Massimo Russo (IT), Damien Schmitt (FR), Alexandre Frazão (BR/ PT), Herbert Pirker (AT) e Ramon Montagner (BR). Este evento realiza-se anualmente desde 2014, tendo a sua realização sido interrompida em 2020 devido à Pandemia de Covid19. O investimento na profissionalização da edição de 2021 visa a elevação da sua organização a um nível de excelência nacional e internacional, capaz de, de forma sustentada, aumentar o número de participantes e visitantes.

DESCRIÇÃO DETALHADA

O Projeto Dia do Ritmo procura promover um conjunto de atividades performativas e formativas ligadas à bateria e à percussão, tendo como ponto alto a concentração de bateristas, onde, num mesmo espaço, bateristas amadores e profissionais atuarão lado a lado numa performance coletiva. Deste evento fazem parte Masterclasses promovidas por alguns dos melhores bateristas nacionais e internacionais, Workshops e Concertos, sendo estes últimos realizados no dia principal do evento e nas semanas que lhe antecedem, em diversos pontos do país, nomeadamente Lisboa e Porto, bem como em escolas e conservatórios de ensino artístico, procurando uma maior abrangência que nas edições anteriores. No dia 10, da parte da manhã, existirão diversas Masterclasses de bateria e percussão que se realizarão no Parque de Exposições de Aveiro contando com a presença de artistas nacionais e internacionais. Da parte da tarde será realizada a concentração de bateristas com uma performance coletiva acompanhados por outros instrumentistas com a duração aproximada de 50 minutos, contando a organização ter cerca de 200 bateristas a atuar em simultâneo. Contamos igualmente ter a participação de alguns grupos de percussão da região de Aveiro articulados entre si, com uma programação coletiva feita exclusivamente para este evento, procurando dar preferência a grupos musicais com obras discográficas já editadas e de reconhecido mérito e valor cultural. As ações de divulgação do evento preveem o contacto com escolas de música, participação em programas de TV de um grupo de bateristas, entrevistas em rádios e imprensa escrita, bem como nos meios digitais.

Para a produção do mesmo, será criada uma plataforma online de inscrição, quer para os bateristas participantes na concentração, quer para a participação nas Masterclasses, bem como a criação de condições para a manutenção das relações de proximidade entre os vários participantes, amadores e profissionais, após o término do projeto. A capacidade de interação dos diversos grupos numa participação conjunta servirá de ponto de partida para a realização de projetos semelhantes no cenário de pós pandemia. Da experiência das edições anteriores, existiram diversos casos de participantes que, depois do evento, participaram na gravação de vários trabalhos discográficos com artistas que conheceram no evento. Este projeto procura tentar mitigar de alguma forma os efeitos nefastos da Pandemia na saúde mental dos diversos participantes que, sendo eles maioritariamente menores de idade, certamente vão aproveitar o evento para recuperar algumas das sensações musicais que tinham antes da pandemia, procurando desta forma aumentar a motivação pela prática instrumental. As faixas etárias que habitualmente participam vão dos 6 aos 80 anos, sendo que a maioria se situa entre os 10 e os 18 anos. Na sua implementação, serão usados recursos técnicos e humanos na área do áudio e iluminação, alguns próprios, outros sub-contratados, dada a dimensão do projeto, bem como assistentes de recinto e assistentes operacionais, dando preferência a profissionais que tenham visto os seus rendimentos afetados pela Pandemia de Covid19.

OBJETIVOS DO PROJETO

O principal objetivo do projeto é a partilha de experiências entre os participantes amadores e profissionais, bem como a divulgação do trabalho realizado por esses bateristas junto de artistas consagrados do panorama musical nacional, nos seus mais diversos estilos musicais. Visa também o aumento do conhecimento dos participantes sobre as empresas e produtos fabricados em Portugal, bem como a forma como diversos instrumentos tradicionais artesanais são construídos, aprofundando dessa forma o conhecimento sobre o património musical português. A presença de grupos da região com as suas mais diversas características e a sua promoção junto do publico visitante procura divulgar o trabalho por eles realizado. Tratando-se de um projeto que aborda diversas valências do ritmo, desde os mais tradicionais aos mais contemporâneos, acaba por funcionar como um meio de divulgação para as gerações mais novas e mais velhas que habitualmente se dedicam mais a um ou outro estilo. Procura-se assim, da elevada qualidade do evento, procurar divulgar o evento internacionalmente, possibilitando a presença de empresas e grupos portugueses em eventos internacionais de características semelhantes.